Paraty

Situada a aproximadamente 260 quilômetros do Rio de Janeiro, é um lugar que tem lindas praias e atrações turísticas, principalmente pelo seu centro histórico e suas diversas cascatas naturais.
É uma cidade antiga, e é considerada hoje como Patrimônio Histórico Nacional. Foi fundadaem meados do século XVI. As águas da Baía de Paraty são calmas e protegidas.
Esta baía é apropriada para a prática da pesca noturna e diurna, e para a prática do mergulho.
Um dos acontecimentos que caracteriza a cidade de Paraty, é a comemoração do carnaval durante quatro dias. Na cidade, se comemora com desfiles e carros alegóricos, e com caricaturas gigantes e mascaradas. Na praia, se organizam passeios de barco e vela ao redor da Baía de Paraty.

É interessante visitar:

Igreja de Santa Rita (1772, estilo barroco-rococó)
Igreja de Nossa Senhora do Rosário (1725)
Igreja Matriz da Nossa Senhora dos Remédios (1646, estilo neo-clássico) Igreja de Nossa Senhora das Dores (1800).

Cachoeira da Pedra Branca
Cachoeira Poço das Andorinhas
Cachoeira do Tobogã
Cachoeira Poço da Laje de Pedra.


Festas em Paraty

Festa do Divino
Inicia cinqüenta dias após o domingo de Páscoa e tem a duração de dez dias. A organização da festa é de responsabilidade de um casal de festeiros escolhidos anualmente pela comunidade. O centro histórico é enfeitado com bandeirinhas brancas e vermelhas e, as janelas das casas, com uma toalha vermelha tendo ao centro a imagem de uma pomba branca, simbolizando o Divino. Nesse período ocorrem missas, procissões acompanhadas de banda de música (destaque para procissão das Bandeiras), folias (grupos de cantadores e instrumentistas que percorrem as casas antes da Festa para arrecadar dinheiro), apresentações de danças, leilões de comidas típicas, desfile do Boi e da Miota (grandes bonecos vestidos por pessoas), almoço gratuito e, para encerrar, uma grande queima de fogos.

Semana Santa Inicia quarenta dias após o carnaval. A abertura das festividades ocorre no domingo com a tradicional procissão de Ramos. As janelas das casas são enfeitadas com toalhas rendadas, peças de arte sacra e flores brancas e roxas. Na sexta-feira a meia-noite acontece a procissão do Fogaréu, quando as luzes do centro histórico são apagadas e os devotos levam tochas de bambu. A procissão do Fogaréu inicia na Matriz e passa por dentro de todas as igrejas. Sábado ocorre a procissão dos Passos – único dia do ano no qual os seis Passos (altares encravados nas paredes de residências) são abertos. No último domingo acontece a procissão da Ressurreição.

Festa de São Pedro Existe desde 1969 e é comemorada no dia 29 de junho, quando se inaugurou a pequena Igreja de São Pedro, na ilha do Araújo. A imagem de São Pedro, padroeiro dos pescadores, é levada em procissão marítima que sai do cais da cidade com destino à ilha do Araújo. Os barcos pesqueiros são ornamentados com arcos de bambu e bandeirinhas. Escunas levam turistas para acompanhar a procissão. Chegando na ilha, após a missa, há danças e músicas típicas e barraquinhas de doces e de comida caiçara.

Festa de Santa Rita
Ocorre na última semana de julho e dura dez dias. Tradicional festa que acontece desde 1722 (data da fundação da igreja de Santa Rita). A igreja é especialmente paramentada para as missas que ocorrem durante a festa. As janelas das casas são decoradas com toalhas coloridas e flores. Há procissões seguidas de banda e barraquinhas de comidas e bebidas típicas no largo da Igreja Santa Rita.
Festa de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário
Celebrada no terceiro domingo de novembro. São Benedito era o padroeiro dos escravos e essa festa era considerada a Festa do Divino dos negros. Além de missas e procissões, ocorrem apresentações de danças folclóricas de origem africana.
Festa de Nossa Senhora dos Remédios
Realizada no dia 8 de setembro, após uma novena preparatória. É uma festa simples, considerando que Nossa Senhora dos Remédios é a padroeira da cidade. A festa começa na alvorada do dia 8, com os sinos das quatros igrejas tocando.
As ruas são enfeitadas com bandeirinhas brancas e azuis, e as janelas das casas com toalhas e objetos de arte sacra. Por volta das 16:00h sai uma procissão da Igreja Matriz. À noite ocorrem leilões de comidas típicas e apresentações de danças e música.

Procissão de Corpus Christi
Ocorre anualmente no mês de maio ou junho, com duração de um dia. As ruas do centro histórico por onde passa a procissão são enfeitadas com tapetes de folhas e serragem, formando desenhos com motivos religiosos. Praias mais importantes: Praia de Trinidade- Atualmente, é a praia mais concorrida, que nos anos 60 era um antigo reduto de hippies. Praia Antigos e Antiguinhos- Esta praia tem muitas pedras e mar agitado. É um lugar ideal para a prática do surf. Praia do Sono- Esta praia é considerada uma das mais lindas praias da zona. Tem areias brancas e águas cristalinas, áreas de camping e casa de pescadores. Praia de Paraty-Mirim- Este lugar foi um importante centro comercial no passado. É interessante visitar a Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Praia de São Gonçalo- É uma praia com areias finas e brancas, que está localizada a 30 quilômetros do centro.

Prainha- É uma praia que está cercada pelo Condomínio de Batanguera. É um lugar ideal para a prática do mergulho.
Praia de Tarituba- É uma enseada pequena com águas calmas.
Ilha do Araújo- É uma ilha com praias de águas verdes, como as praias de Salvador Moreira, Brava, do Pontal e de Tapera.
Praia Grande- É uma praia com uma vila de pescadores.
Praia do Jabaquara- É uma praia urbanizada, com águas calmas que se caracteriza por sua areia medicinal.
Praia do Pontal-É uma praia urbanizada, que está perto do centro da cidade.
Praia Martim de Sá- É uma praia deserta, rodeada de montanhas, e que tem alguns lugares pequenos para o camping.
Praia da Ponta Negra-Esta praia é uma pequena enseada, com areias brancas e águas cristalinas, que tem áreas para o camping e casas de pescadores.
Praia Cachadaco- É uma enseada deserta com areias finas e brancas, rodeada por uma vegetação nativa. O acesso é de barco ou por um caminho a partir da Praia





    Rua do Canal nº 2 - Frade - Angra dos Reis Telefone: 55 (24) 3369-6510      ID: 131*3941
Close